Plano de Gestão de Dados - Detalhes

Abaixo estão os detalhes do seu Plano de Gestão de Dados.

Análise sócio-histórica da política de iniciação científica na educação básica no Brasil (PIBIC-EM/ CNPq), entre 2009 e 2022: tradições científicas e de ensino científico em questão.

Público

FioDMP-id: https://fiodmp.fiocruz.br/UMT4T9L

Versão: 5

Última Atualização em 05/09/2023 12:58

Criado em 05/09/2023 12:58

Modelo Simplificado

Resumo do Plano de Gestão de Dados

O projeto de pesquisa problematiza a política de iniciação científica na educação básica, instituída no país a partir de 2009, através do PIBIC-EM (CNPq). A cada ano, novas instituições de ensino superior (IES) passam a ser beneficiárias do PIBIC-EM, incluindo tipos de IES diferentes daquelas que estão na gênese da “tradição de ensino científico”, segundo a historiografia do ensino superior e das ciências no Brasil. Diante de um recente ciclo expansivo do ensino superior brasileiro, através de instituições privadas (com mais ensino que pesquisa e cada vez mais EAD), essa dinâmica pode significar uma acomodação do que foi estabelecido em instituições exemplares da ciência como “tradição de ensino científico” – formação teórica combinada ao treinamento prático: na bacteriologia, em 1910, nos começos do que hoje conhecemos como Fiocruz, e na física da USP, na década de 1930. Diante dessa aparente contradição, a pesquisa busca caracterizar tradições científicas e de ensino científico das 171 instituições beneficiárias do PIBIC-EM, entre os anos de 2009, ano inicial da política, e 2022, a partir da análise de dados abertos e documentos públicos das IES.